top of page

SOBRE

Parece não haver dúvidas acerca dos obstáculos e desafios didáticos que são enfrentados atualmente pelos professores no ensino-aprendizagem de linguagem. Diante de uma perspectiva que altera os caminhos trilhados pela educação, é possível notar que as novas ações didáticas ganham concepções de linguagem diferentes, as salas de aula recebem sujeitos com históricos diversos, o que os coloca com uma diversidade linguística na escola e, da mesma forma, são sujeitos que interagem com renovadas formas dizer, na maioria das vezes, textos diferentes dos que estão na escola, como os textos exclusivamente verbais. Nesse cenário, este projeto pretende colaborar com o ensino básico de Língua Portuguesa, nas implicações do ensino de leitura, especificamente com recursos que possibilitem a chegada dos jogos na escola.  

Sabemos que o ensino precisa receber as práticas de linguagem que ocorrem nos espaços fora de escola, mas, respeitando as especificidades do ensinar e do aprender. Essa entrada dos acontecimentos da linguagem não pode ser entendida como uma condução de um ambiente para um outro, “atravessando um simples portal”. Respeitar os limites de aprendizagem, da observação estrutural dos textos e discursos e as suas composições estéticas são caminhos de condução da linguagem até a sala de aula. É sobre esses olhares direcionados para orientação dos textos na escola que neste projeto selecionamos os jogos de tabuleiro como um ensejo para condução de uma teoria da leitura que possa operar com esses e outros textos, sobretudo, instrumentalizando a interpretação textual na escola.

Assim, também alinhados com os itinerários integrados da área de linguagens da Base Nacional Comum Curricular (2018), neste projeto, reforçamos a importância de um estudo que contemple os conhecimentos estruturantes da linguagem, além da sua organização funcional e social.  Para que essa operacionalização da linguagem nas aulas de leitura seja possível, a teoria Semiótica de linha francesa foi a escolhida para que os jogos de tabuleiro ganhem novos jogadores capazes de exercitar a reflexão e análise das jogadas no ambiente escolar.  

Aqui, disponibilizamos um material que poderá servir como base para atuação dos professores na sala de aula. Na aba "Para o estudante" encontra-se disponível um material que poderá ser levado para a sala de aula com estratégias para o uso dos jogos nas aulas de linguagens. 

Já a aba "Para o professor", deixamos disponíveis um material com as respostas e orientações didáticas para o trabalho dos jogos na sala. 

Imagem 7.jpg
Imagem 6.jpg
bottom of page